O que é Porcelanato Liquido e como aplicar?

Lhe convido agora a conhecer o conceito técnico sobre o que é um Porcelanato Líquido ou RAD (Revestimento de Alto Desempenho)

porcelanato liquido como aplicar

1 – O que são Revestimentos de Alto Desempenho (RAD), ou Porcelanato Líquido ?

São aqueles revestimentos sem juntas feitos com Resinas EpóxiUretanaPoliuretana ou Poliureia. Ele é usado para poder cobrir e revestir grandes superfícies industriais e comerciais. Quando a gente vê uma oficina mecânica ou uma concessionária com aquele piso pintado brilhante, com faixas, cores diferentes nas vagas, aquele é um Revestimento Epóxi. Aquele visual diferenciado é resultado de um Revestimento de Alto Desempenho, um RAD.

E o RAD, Revestimento Alto Desempenho, pode ser aplicado em várias áreas o mais comum é na indústria. Mas hoje, existe um sistema chamado Terrazzo, que está sendo aplicado em: Aeroportos, Museus, Hotéis, etc.

Ele, pode ser aplicado em qualquer área onde se tem um grande tráfego, onde se tem uma exigência muito grande tanto quanto à absorção, quanto à abrasão. Uma das características muito interessante dos RADs é a sua facilidade de limpeza como ele não absorver nada você facilmente passando um detergente, ou um pano, ou a própria máquina de auto-lavadora o teu piso tá limpo de novo.

Ele também protege o substrato. Se você tiver na sua indústria uma contaminação de óleo com o RAD você evita que tenha uma degradação do teu piso de concreto com o tempo. Na Indústria Alimentícia, o RAD é fundamental para proteger e dar condições sanitárias de produção Inclusive, pela ANVISA, ou pelo Ministério da Agricultura, é obrigatório ter esse tipo de piso numa fábrica.

Os padrões internacionais de produção dos automóveis obrigam que todas as fábricas, para o controle de contaminação e controle de qualidade, têm os seus pisos todos revestidos com RAD diferenciando bem a área de produção da área de estoque e da área onde os humanos vão trabalhar dentro dessas indústrias. Se a tua superfície estiver desgastada, deteriorada, porém a estrutura do teu piso estiver boa, com o RAD, é possível recuperar essa superfície dando a condição inicial do teu piso.

 

porcelanato liquido como aplicar

 

Naquelas regiões da indústria ou do comércio, onde há uma ataque do concreto por algum produto químico, por exemplo, um açúcar ou um refrigerante ou mesmo aquele fluído de bateria um RAD, Revestimento de Alto Desempenho, pode proteger essa superfície ou se ela já estiver desgastada, ele pode recuperar essa superfície.

Na indústria da saúde, indústria farmacêutica, cosmético ou veterinários revestimentos de Alto Desempenho, epóxi, são mandatórios, é obrigatório, pra poder ter um controle adequado de contaminação das salas.

No meio artístico, decorativo, a gente pode usar o RAD pra fazer personalização do piso com Sistemas Terrazzo, você pode fazer desenhos formas, designs, geometrias ou com as pinturas, num sistema mais simples, demarcação de vagas pra idosos, vaga pra cadeirantes, faixas, ou mesmo ondas, desenhos, fantasias, etc.

Não há limites para o RAD. O RAD pode fazer o piso que você quiser. No sistema mais simples, como a pintura, você mesmo pode aplicar uma garagem, um depósito, um piso técnico, uma pequena loja, é uma questão só de fazer uma boa preparação de superfície e seguir toda a seqüência de aplicação.

2 – Mas, como efetuar a aplicação de porcelanato liquido?

Bom, para que o porcelanato liquido seja aplicado de forma correta, precisamos seguir alguns padrões essenciais:

 

2.1 – Preparação do substrato

Nesta primeira etapa iremos avaliar a condição do substrato ou estrutura base (concreto). A avaliação consiste em verificar qual será a técnica aplicada para efetuar a abertura de poros na região que servirá de base para aplicação posterior do porcelanato liquido.

Isto também inclui identificar se a estrutura base esta livre de qualquer umidade.

As porosidades são classificadas pelo padrão CSP (Concret Surface Profile). Este padrão, é uma nomenclatura internacional do Instituto do Reparo do Concreto International (IRCI). Este padrão é que nos dará uma eficiência técnica de aplicação para nossa Resina Epóxi.

Se aprofunde nas técnicas de aplicação!

porcelanato liquido como aplicar

A abertura destes poros esta relacionada a espessura de resina epóxi que precisaremos aplicar. Quanto maior a necessidade de espessura do produto aplicado, maior será a abertura de porosidades.

Além disso, devemos após a abertura dos poros efetuar a limpeza completa dos resíduos deixados sobre a estrutura base. Este procedimento deve ser realizado com um aspirador de pó industrial para que nenhuma impureza fique na estrutura base. Esta preocupação deve ser levada a sério, pois, caso não seja cumprida a risca, seu revestimento apresentará incorreções no final de todo o processo.

2.2 – Aplicação da Resina Epoxi

Uma vez efetuada a eliminação de todos resíduos da estrutura base, passaremos para a aplicação da Resina Epóxi.

Uma areia será misturada a resina epóxi e será aplicada diretamente a estrutura base. Esta areia irá determinar qual a espessura de resina epóxi que vamos ter ao final do processo. Neste momento não precisaremos nos preocupar com seu nivelamento, pois, a própria resina se incumbi de realizar-lo.

Um novo lixamento da superfície epóxi será feito. Esta etapa se repetirá mais uma vez, incluindo um novo desbastamento da superfície. Após isso, passaremos para a finalização, que agora será feita com a tinta epóxi.

 

Como foi descrito acima, a aplicação dos Revestimentos de Alto Desempenho (RAD) ou Porcelanato Líquido não são complicadas, a gente só precisa saber as técnicas, as dicas, os truques, para conseguir um bom resultado.

Se você quer se aprofundar ainda mais em como aplicar o Porcelanato Líquido de forma profissional, acesse o nosso Curso de Aplicação.

 

Teste de Resistência